top of page

Saúde Mental em Saúde Escolar

Olá papá e mamãs!


Nestes dias, de escola em casa, por causa da pandemia COVID-19, ficou em standby um projeto da saúde mental no âmbito da saúde escolar, onde trabalhávamos as competências socioemocionais. Logo agora, em que todas as emoções facilmente ficam ao rubro, com todas estas mudanças, nas vidas de todos nós.

Se para os adultos nem sempre é fácil, para as crianças, pela sua imaturidade, poderá ser ainda mais complicado.


Na Aprendizagem Socioemocional a criança desenvolve conhecimentos, atitudes e competências que lhe facilitarão escolhas mais acertadas consigo própria, com os que a rodeiam e com a sociedade em geral, ou seja, aprende-se a conhecer e respeitar a si próprio e aos outros, a ser capaz de resolver problemas e a ser mais cooperativo responsável e resiliente.


Neste processo, as emoções tem um papel muito importante. Todas são essenciais, com diferentes funções, mas fundamentais para o nosso bem estar, apesar de algumas nos trazerem sensações menos agradáveis do que outras.


É muito importante deixar que a criança expresse as suas emoções, validar o que ela está a sentir, fazê-la identificar cada emoção, dando-lhes o nome (alegria, tristeza, medo, raiva, nojo, surpresa,...) e dizendo que é normal sentir-se desse modo. Antes de aprender a lidar com as emoções é necessário reconhecê-las e aceitá-las.


Propomos-vos então, que conversem com os vossos filhos e valorizem as suas manifestações, que podem ser verbais e/ou comportamentais (mais irrequietos, mais birras, mais chorosos, mais abalados, etc...) Assim, podem ajudá-los a expressar e a compreender o que sentem de modo saudável. Existem entretanto muitas estratégias para lidar com as emoções, que facilitam a saúde emocional, mental e social.


Deixamos algumas ideias para o dia a dia:

- guardar sempre um tempinho para fazer uma coisa de que a criança gosta: um joguinho, ouvir uma musica, fazer uma dança, brincar, desenhar, fazer uma mímica, (por ex. a mímica dos sentimentos)

- criar espaços de exercício físico

- manter a rotina do sono com o numero de horas adequado à idade

- facultar uma alimentação saudável

-criar momentos mais relaxantes, calmantes, com técnicas de relaxamento, controlo de respiração (existem muitos sites com ideias muito interessantes destas técnicas para crianças)

- deixar a criança escolher algo para que se sinta valorizada (por exemplo: o jogo que vão fazer)

- elogiar as suas conquistas

Fiquem atentos também às crianças mais velhas, jovens e adultos jovens, dialoguem com eles, certifiquem-se de que mantêm conversas informais, também, com os seus amigos e incentivem-nos a procurar respostas às suas questões em sites fiáveis.


Para hoje escolhemos a alegria, que tem poder compensatório, promove a interacção social, fortalecendo as relações e fomenta a esperança.

Partilhamos convosco a nossa alegria, que podemos expressar mesmo por detrás de uma máscara. O sorriso também se vê pelos olhos.


Fiquem em casa!

Fiquem bem!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page