top of page

Rastreio Oftalmológico no Centro de Saúde de Mira

Desde 11/07/2016 a 18/09/2017 decorreu, no Centro de Saúde de Mira, um rastreio aos olhos, promovido pela AIBILI (Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem) de Coimbra.

Durante estes 14 meses, cerca de 2000 utentes do Centro de Saúde de Mira, que tinham realizado o mesmo rastreio entre 2009 e 2013, foram convidados a realizar novos exames gratuitos aos olhos.

Mais de 1300 utentes corresponderam a este convite, realizando a consulta de rastreio, onde foi possível diagnosticar e acompanhar diversas doenças oculares.

De entre as várias patologias diagnosticadas, a Catarata foi a mais comum, estando presente em 435 utentes (26.90%), seguida pela Degenerescência Macular Relacionada com a Idade, encontrada em 416 utentes (25.73%). 532 utentes (32.90%) não tinham qualquer patologia ocular.

Todos os utentes diagnosticados com uma forma de patologia ocular mais avançada, tiveram uma consulta com um Oftalmologista, no Centro de Saúde de Mira e, nos casos mais graves, os utentes foram encaminhados para os Hospitais Universitários de Coimbra e tratados, se necessário.

Durante estas consultas, 1008 utentes realizaram, um inquérito alimentar que também incluiu, dados sobre estilo de vida, tais como hábitos tabágicos e de atividade física regular.

279 utentes (27.7%) apresentam uma alta adesão à dieta Mediterrânica, enquanto que 728 utentes (72.3%) apresentam uma baixa adesão à dieta. Os utentes que apresentam uma maior adesão à dieta Mediterrânica apresentam menos casos de Degenerescência Macular Relacionada com a Idade, estando o consumo de vegetais e fruta relacionado com a baixa prevalência da doença.

“Para a realização destes estudos, da iniciativa do investigador, a AIBILI contou com o apoio financeiro da Novartis Farma – Produtos Farmacêuticos, S.A..”




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page