Dia Mundial do HIV/SIDA!
Hoje, dia 1 de dezembro, comemora-se o Dia Mundial do VIH/SIDA. Apesar de já existirem vários tratamentos, esta continua a ser uma doença cujo nome se torna difícil de mencionar.
O que é VIH/SIDA?
O VIH é o Vírus da Imunodeficiência Humana, que provoca uma infeção, deprimindo o sistema imunitário e diminuindo as defesas do portador. Este é especialmente preocupante porque torna essa pessoa muito vulnerável ao desenvolvimento de doenças graves e está, normalmente, associada a outras infeções de transmissão sexual, entre elas a SIDA, que significa Síndroma da Imunodeficiência Adquirida.
A transmissão do vírus VIH ocorre de um indivíduo para o outro através de relações sexuais não protegidas, troca de seringas e agulhas, aquando o consumo de drogas por via endovenosa, podendo também passar de mãe para filho durante a gravidez, no momento do nascimento e aquando o aleitamento.
Este tipo de infeções não tem cura e pode ser mortal, contudo os avanços a nível da medicina já permitem que o vírus se torne latente e que a pessoa viva sem sintomas durante anos! Existem cada vez menos casos de SIDA, assim como menos casos de pessoas a morrer por causa de tal doença! No entanto, estas não constituem razões para uma despreocupação, como tem vindo a acontecer nos últimos tempos.
O desconhecimento sobre a doença tem contribuído para a discriminação social, discriminação laboral e menor adesão à sua prevenção, por isso e porque devemos construir uma sociedade inclusiva e celebrar a Vida, vamos lá desmitificar o HIV/SIDA.
Fonte: Direção-Geral de Saúde. (2017). Programa Nacional Para a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose. Lisboa, Portugal